Por que o alho dá mau hálito?

17 de Abril de 2010

Por que o alho dá mau hálito?

A influência do alho no mau hálitoPor que o alho dá mau hálito? Todos nós já sentimos o hálito alterado após comer alho ou ainda, sentimos que alguém que comeu alho em excesso estava com halitose. Mas afinal, porque dá mau hálito?

1) Quando mastigamos o alho, este libera moléculas de cheiro forte, sendo que a principal destas é chamada alicina (di-propenyl tiosulfinato), uma substância derivada do enxofre. Embora a alicina tenha inúmeras propriedades medicinais contra o câncer, bactérias, distúrbios digestivos, etc., ela tem um odor desagradável.

Depois que as moléculas de alicina são digeridas em nosso estômago, ela são absorvidas no intestino e atingem nossa corrente sanguínea.

2) A seguir, estas moléculas passam pelo nosso fígado que, entre muitas funções, tem a função de filtragem sanguínea. Entretanto, quando existe alicina em excesso, o fígado não consegue metabolizá-la por completo e este excesso permanece circulando em nosso sangue.

3) Esta alicina em excesso continuará circulando em nosso sangue e parte dela poderá ser eliminada pelo nosso suor ou, o que é mais comum, ela chegará aos nossos pulmões, que recebem o oxigênio e liberam o gás carbônico (trocas gasosas).
É na expiração do gás carbônico que a mal cheirosa alicina será eliminada, sendo expirada para fora de nosso organismo, tanto pelo ar expirado pelas narinas quanto pelo ar expirado pela boca, quando falamos, alterando o odor do nosso hálito, provocando uma halitose que somente acabará quando toda a alicina for metabolizada ou eliminada.

É importante ressaltar que a halitose provocada pelo alho não é considerada uma halitose crônica e sim um mau hálito passageiro, que só ocorre quando existe a ingestão de alho cru ou em excesso.
Se você gosta de alho e costuma utilizá-lo em casa, temos uma boa notícia para você: chegou o alho sem cheiro, que não causa mau hálito e nem deixa cheiro forte nas mãos. Saiba mais conhecendo o alhofree, o alho que não dá mau hálito.

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.