Por que algumas pessoas nunca têm Halitose?

06 de Junho de 2010

Por que algumas pessoas nunca têm Halitose?

Por que algumas pessoas não tem mau hálito?Muitos de meus pacientes questionam porque pessoas próximas a eles (marido, filho, esposa, etc.) nunca tem mau hálito. Na realidade elas têm um hálito fresco e puro, apesar de mal cuidarem de seus dentes ou terem uma higiene bucal sem nenhum cuidado especial.

Costumo responder que sem examinar a pessoa fica difícil saber a razão, mas que a Halitose raramente vem de problemas dentários.

Provavelmente nestes casos a pessoa tem uma excelente produção de saliva, pois esta é uma proteção natural contra o mau hálito. Outro fator que predispõe ao aparecimento da halitose é a respiração bucal e o ronco. Então, outro motivo para que estas pessoas tenham um bom hálito é não roncar ou respirar pela boca. Uma baixa produção de saliva e o ronco e a respiração bucal são fatores que predispõe ao mau hálito por faciltar o aparecimento da saburra lingual e cáseos amigdalianos, causas importantes e comuns da halitose crônica.

Outros hábitos que estas pessoas provavelmente não têm, e que provocam mau hálito, é o uso enxaguatórios com álcool e o uso excessivo de bebidas alcoólicas. Estes ressecam a mucosa bucal, que descama, favorecendo ao aparecimento da halitose por também facilitar a formação da saburra lingual e cáseos amigdalianos.

Finalmente, provavelmete estas pessoas que não costumam ter mau hálito provavelmente tem um metabolismo adaptado, que permita que não tenham halitose pela hipoglicemia, mesmo que ficando horas em jejum, e também, provavelmente não consumam com frequência alimentos que alterem o odor do hálito.

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.