O Mau hálito é contagioso?

02 de Setembro de 2010

O Mau hálito é contagioso?

Mau hálito não é contagiosoMuitos pacientes perguntam se o mau hálito é contagioso, pois convivem (ou conviviam) com alguém que tem o problema e acreditam que a halitose ocorreu por causa deste convívio.

O mau hálito não é contagioso. Não "pegamos" halitose de quem tem o problema nem "passamos" mau hálito para outras pessoas.

Embora a halitose crônica ocorra em grande parte por problemas que envolvem bactérias (saburra lingual, cáseos amigdalianos, doença periodontal), estas são bactérias habituais, que habitam nossa boca, e só causarão problema de mau hálito se tiverem a sua disposição material protéico a ser degradado em excesso, pois esta bactérias se "alimentam" de proteínas.
Ao degradarem este material protéico haverá a liberação de gases com odor desagradável, provocando a halitose. Exemplos deste material protéico são pelezinhas que se descamam dos lábios e bochechas, excesso de muco, etc..

O mais importante é que se o mau hálito aparecer, suas causas devem ser investigadas e tratadas.
A halitose tem tratamento, que é rápido e eficaz, e se o Paciente fizer a sua parte, os resultados normalmente são definitivos.

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.