Mau hálito não vem do estômago.

27 de Maio de 2010

Mau hálito não vem do estômago.

Mau hálito NÃO vem do estômagoO mau hálito vem do estômago... muitos já ouviram esta afirmação vinda inclusive de médicos e dentistas, por vezes de profissionais muito conceituados.

Talvez este seja o maior mito na área da saúde na atualidade, embora cada vez mais profissionais e mesmo o público leigo já reconheça a boca como a principal origem da halitose crônica, especialmente a saburra lingual, principal vilã do mau hálito.

Esta crença se originou principalmente pela halitose decorrente da ingestão de alimentos que alteram o hálito e devido ao jejum prolongado que também provoca o aparecimento do mau hálito. Entretanto, nestes casos, a alteração do hálito ocorre através do ar expirado pelos pulmões, devido aos componentes mal cheirosos presentes nos alimentos que provocam mau hálito e pela hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue, que provoca a halitose). Estas alterações são passageiras e não são consideradas halitose crônica.

É importante lembrar que quando respiramos, o ar vem dos nossos pulmões e não do nosso estômago.

Assim, a situação em que o ar pode vir de dentro do estômago com um odor alterado, é no caso de uma eructação gástrica (arroto), ou ainda, em casos de um refluxo gastro esofágico, onde o odor do hálito também pode ficar temporariamente alterado.

Entretanto, em ambos os casos, o odor do hálito vindo do estômago será ácido e não o característico odor de enxofre presente na halitose crônica. Desta forma, o odor vindo do estômago nestes casos não é considerado mau hálito e sim uma alteração breve e passageira do hálito.

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.