Dúvidas e Notícias

Mau hálito não vem do estômago.

Mau hálito NÃO vem do estômagoO mau hálito vem do estômago... muitos já ouviram esta afirmação vinda inclusive de médicos e dentistas, por vezes de profissionais muito conceituados.

Talvez este seja o maior mito na área da saúde na atualidade, embora cada vez mais profissionais e mesmo o público leigo já reconheça a boca como a principal origem da halitose crônica, especialmente a saburra lingual, principal vilã do mau hálito.

Esta crença se originou principalmente pela halitose decorrente da ingestão de alimentos que alteram o hálito e devido ao jejum prolongado que também provoca o aparecimento do mau hálito. Entretanto, nestes casos, a alteração do hálito ocorre através do ar expirado pelos pulmões, devido aos componentes mal cheirosos presentes nos alimentos que provocam mau hálito e pela hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue, que provoca a halitose). Estas alterações são passageiras e não são consideradas halitose crônica.

É importante lembrar que quando respiramos, o ar vem dos nossos pulmões e não do nosso estômago.

Assim, a situação em que o ar pode vir de dentro do estômago com um odor alterado, é  no caso de uma eructação gástrica (arroto), ou ainda, em casos de um refluxo gastro esofágico, onde o odor do hálito também pode ficar temporariamente alterado.

Entretanto, em ambos os casos, o odor do hálito vindo do estômago será ácido e não o característico odor de enxofre presente na halitose crônica. Desta forma, o odor vindo do estômago nestes casos não é considerado mau hálito e sim uma alteração breve e passageira do hálito. 

Autor: Dr. Maurício Duarte da Conceição

Fonte: Mau Hálito

Compreendendo os diferentes aspectos do
Mau Hálito em
5 mensagens enviadas pelo Dr. Maurício Duarte da Conceição.


Garantia total do sigilo dos seus dados.

Entre em contato


Entre em contato
  • Mau hálito - Twitter

    Siga-nos no Twitter.

  • Mau hálito - Facebook

    Curta nossa página
    no Facebook.

©Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.
Trimbo Marketing