Mau hálito (halitose) medido por aparelhos: Halimeter

07 de Dezembro de 2011

Mau hálito (halitose) medido por aparelhos: Halimeter

Confira na entrevista do Dr. Maurício Duarte da Conceição, a checagem se existe ou não a presença de halitose, feita pelo aparelho Halímetro (Halimeter), desenvolvido para a detecção do mau hálito.

Halimetro: medidor do mau hálitoEste aparelho mede a concentração dos gases responsáveis pelo mau hálito, chamados compostos sulfurados voláteis, em partes por bilhão. Estes gases são predominantemente produzidos na boca, eapecialmente pela saburra lingual, principal causa da halitose, e pelos cáseos amigdalianos, entre outras causas.

No tratamento da halitose, o ideal é que sejam utilizados aparelhos que medem estes gases como o Halímetro mencionado ou ainda o Oral Chroma. Entretanto, é possível realizar o tratamento do mau hálito sem estes aparelhos, desde que por um profissional capacitado e experiente.

O nariz humano é considerado clinicamente como o padrão ouro (gold standard) para a detecção do Mau hálito na prática clínica, de acordo com o último Congresso Mundial de Halitose que ocorreu em Salvador, Bahia, em 2011, promovido pela ISBOR, Sociedade Internacional para Pesquisa dos Odores da Respiração.

Assista o vídeo abaixo e entenda como é feita a medição da Halitose por aparelhos:

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.