Mau hálito (halitose) em crianças

31 de Julho de 2016

Mau hálito (halitose) em crianças

Mau hálito em crianças (halitose infantil)O mau hálito em crianças não é muito frequente e quando ocorre, está ligado principalmente à saburra lingual decorrente do ressecamento provocado pela respiração bucal. A halitose infantil decorrente da respiração bucal (como causa indireta) requer a limpeza da língua diária para que o mau hálito possa ser controlado.

Apenas 1% das consultas na Clínica Halitus são de halitose infantil. Nesses casos a consulta costuma ser mais rápida, pois diversos fatores que adultos com mau hálito costumam ter, não ocorrem com as crianças, como o stress crônico, as mudanças de comportamento ou a ingestão de medicações que diminuem a produção salivar.

A halitose infantil pode também ocorrer por outros motivos, menos frequentes. Outras causas de mau hálito em crianças são a má higiene bucal, os cáseos amigdalianos, a rinossinusite e os corpos estranhos em região aerodigestiva.

A higiene dos dentes e da língua em crianças devem ser feitas pelos pais até que a criança tenha habilidade em fazer por si mesma. É importante que ao primeiro sinal de halitose infantil a criança seja encaminhada para tratamento, pois crianças com mau hálito podem sofrer bullying (discriminação) na escola. A halitose infantil indica algo em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.

Com relação a produtos para o mau hálito infantil, crianças com menos de 6 anos devem usar o raspador de língua; no caso recomendamos o raspador Halitus, devido a sua geometria, que provoca menos ânsia. A partir dos 6 anos as crianças podem usar o kit de produtos Halitus, que combate as principais causas de mau hálito (saburra lingual e cáseos amigdalianos). A halitose infantil tem tratamento satisfatório, mas a participação dos pais é essencial na conquista e manutenção dos resultados.

IMPORTANTE: para que o mau hálito em crianças seja controlado, é importante deixar a criança fazer sua higiene bucal e da língua, mesmo que incorreta, para que adquiram o hábito. Mas, até que as crianças estejam aptas a fazer a higiene corretamente por si mesmas, é essencial que os pais complementem a limpeza. Na Clínica Halitus ensinamos as crianças a fazer a higiene correta da lingua, dentes e gengiva, bem como o tipo de produto adequado a cada caso e idade.

Clique nos textos em azul e encontre a ajuda que necessita para acabar com a halitose infantil e conquistar e manter um hálito fresco e agradável.

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.