Mau hálito e as doenças da gengiva

10 de Abril de 2011

Mau hálito e as doenças da gengiva

O mau hálito com origem na gengivaO Mau hálito (ou halitose) proveniente da doença periodontal (Gengivite e Periodontite).

A presença do sangramento gengival é um sinal de algum problema e sua presença pode ser um indicio de halitose.

Sempre que o sangramento gengival ocorrer, deve ser um sinal de alerta, e se ele for persistente, sua causa deve ser investigada e tratada.

Gengivite

A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal e quando não tratada pode evoluir para uma forma mais grave, que é a periodontite. Na gengivite, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica vermelha e inchada, podendo ocorrer sangramento quando tocada. Casos de gengivite mais severos podem provocar o mau hálito.

Periodontite

Além dos sinais da gengivite, como o sangramento, o principal sinal é o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal. Nessa fase é mais comum que o mau hálito ocorra, especialmente nos casos moderados ou severos.

O tratamento da gengivite e da periodontite requerem a motivação do paciente e técnicas corretas e adequadas de higiene bucal.

Além disso, estudos comprovam que a presença da saburra lingual, principal causa da halitose, pode agravar e perpetuar a doença periodontal.
Assim, o controle satisfatório da saburra lingual, é fundamental tanto no tratamento e controle da doença periodontal como também do mau hálito.

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.