Mau hálito e a boca seca

17 de Setembro de 2010

Mau hálito e a boca seca

Boca seca e a halitoseNem sempre a sensação de boca seca indica uma real falta de saliva. Entretanto, quer seja a sensação de boca seca ou a diminuição na produção de saliva, ambas as situações podem causar o mau hálito (ou halitose).

Quando temos uma sensação de boca seca sem a diminuição na produção de saliva, chamamos de xerostomia, devido ao ressecamento bucal provocado pelo ronco, respiração bucal, obstrução nasal, entre outros motivos.

Já quando há uma real diminuição real na produção salivar, chamamos de hiposalivação ou hipossialia.

Ambas as situações podem provocar a halitose por ressecar a mucosa bucal, promovendo a descamação de minúsculas pelezinhas (células) da mucosa bucal, que servirão de alimento para as bactérias que vivem na língua e amígdalas. Estas pelezinhas serão decompostas por estas bactérias, formando a saburra lingual e os cáseos amigdalianos, importantes causas do mau hálito, liberando compostos de enxofre mal cheirosos nesse processo, dando ao hálito um odor desagradável, gerando a halitose.

A boca seca pode ocorrer por inúmeros fatores, principalmente pelo estresse excessivo e contínuo e também pelo efeito colateral de inúmeras medicações como os ansiolíticos, antidepressívos, anorexígenos (moderadores de apetite), calmantes, anti-hipertensivos, antialérgicos, etc..

Palavras chave; mau hálito, mau halito, halitose, boca seca, xerostomia, hiposalivação, assialia

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.