Mau hálito: conheça as causas mais comuns

25 de Setembro de 2010

Mau hálito: conheça as causas mais comuns

Razões e consequência do mau hálitoExistem mais de 60 causas para a halitose. Vamos aqui mencionar somente as causas muito comuns do mau hálito.

Mais de 90% dos casos de halitose têm origem bucal. As principais causas do mau hálito de origem bucal são a saburra lingual e as doenças da gengiva (gengivite e periodontite).

A saburra lingual é considerada a principal causa do mau hálito. Ela é uma placa bacteriana (camada esbranquiçada ou amarelada) localizada na parte posterior (fundo) da língua.

Quando existir sangramento gengival persistente, fique atento, pois este é um sinal de que algo está errado, pois a gengiva saudável não sangra. O sangramento pode ser um sinal da doença periodontal (gengivite e/ou periodontite), doenças da gengiva que podem levar ao mau hálito.

Se algum dia você sentir um incômodo em sua garganta e ao tossir expelir uma pequena bolinha amarelinha, semelhante a uma bolinha de queijo, que ao ser expremida tem um cheiro muito desagradável, saiba que este é ó cáseo amigdaliano, uma causa comum do mau hálito que se forma nas amígdalas.
Os cáseos amigdalianos são a causa mais comum de halitose proveniente das vias aéreas superiores. Entretanto, a manifestação da halitose vinda dos cáseos é através do ar expirado pela boca, pois as amígdalas se localizam na orofaringe, entre a faringe e a boca.

Um causa comum de halitose vinda de dentro do organismo são os longos intervalos em jejum que provocam a hipoglicemia (quem já fez regime para emagrecer sabe disso).

É normal ter halitose ao acordar. Isso se dá pelo jejum da noite associado à redução do fluxo salivar que acontece normalmente durante o sono. Após ingerir o café da manhã e escovar os dentes, esse mau hálito deve desaparecer. Se não desaparecer, existe algum problema que deve ser investigado e tratado.

Todas as causas de halitose mencionadas acima tem tratamento, e existem produtos com eficácia cientificamente comprovada, desenvolvidos para a manutenção para um hálito fresco e agradável.

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.