Afinal, o Café provoca o Mau Hálito (ou Halitose)?

24 de Julho de 2017

Afinal, o Café provoca o Mau Hálito (ou Halitose)?

O café já foi vilão e herói, de acordo com diversas pesquisas realizadas nos últimos anos. Mas uma coisa é certa: o café é uma unanimidade mundial e a bebida é uma das mais consumidas no mundo.

O Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais consomem café, atrás apenas dos Estados Unidos:

Países que mais consomem café

Mas, com relação ao consumo de café por pessoa, por ano, estamos na 10ª posição, atrás de países europeus de clima frio, de acordo com essa pesquisa de 2013:

Consumo anual de café por pessoa - por país

Se essa é bebida e tão popular, uma pergunta importante para aqueles que amam um cafezinho é:

Afinal, o Café provoca o Mau Hálito (ou Halitose)?

A resposta, felizmente, é NÃO!

Apesar de ter um leve efeito de desidratação na mucosa bucal, há mais de 20 anos trato pacientes com mau hálito e durante o tratamento peço a eles que monitorem seu hálito tratado com alguém em quem confiem. São milhares de pacientes e nunca houve uma única ocasião em que a alteração do hálito foi provocada pela ingestão de café.

Eu também aprecio um cafezinho e nunca tive qualquer alteração no meu hálito provocado devido a sua ingestão. Mas, atenção; se você tem mau hálito, é claro que o odor do café misturado ao seu hálito alterado produzirá um odor desagradável. Então, para que o café tenha apenas cheiro de café, é essencial que seu hálito esteja em dia.

A favor do café, uma pesquisa do pesquisador israelense Mel Rosenberg foi apresentada em 2009 na Alemanha, na conferência da International Society for Breath Odor Research, demonstrando que o extrato de café tem propriedades que podem inibir as bactérias que provocam o mau hálito.

Como tudo na vida, o segredo é moderação. Consumir até 3 xícaras de café ao dia tem sido relatado por diferentes estudos que provocam muito mais benefícios do que riscos à saúde.

Cuide do seu hálito e aprecie o seu cafezinho diário sem preocupações! 

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.